sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lança Teu Pão Sobre As Águas ! Escrito por Lia Fernandes




Lança Teu Pão Sobre as Águas.
Escrito por Lia Fernandes
Meditação em  Eclesiastes 11:1/  I e II Samuel

A  Palavra de Deus diz para lançarmos,o nosso pão sobre águas que depois de muitos dias o acharemos , nós vamos encontrá-lo,pois Aquele que fez promessa é fiel.
O rei Saul por pura inveja tornou-se um dos maiores inimigos do rei Davi. E o perseguia dia e noite,sem nenhum motivo.
Simplesmente porque Saul fez o que não era agradável aos olhos de Deus, e Deus o rejeitou como rei.
E como Deus conhece os segredos do coração e vê muito além das aparências, escolheu Davi   para ser sucessor. Deus escolheu e ungiu Davi para ser o novo rei de Israel,e isso aconteceu e se cumpriu no tempo certo de Deus.
Nesse processo enquanto Saul perseguia Davi,o filho  de Saul Jônata não deu vazão a ira, a demência, ao rancor e muito menos a inimizade e aos ressentimentos de Saul para com Davi. ( ver I Samuel 18 ).
Jônata  escolheu a amizade de Davi , e se tornaram melhores amigos. Estabeleceram uma aliança,uma parceria,um vínculo eterno. Onde Davi fez uma aliança,uma promessa de lealdade com Jônata, e Jônata fez o mesmo juramento a Davi.(ver   I Samuel 18:1 a 4 ).
Jônata não compartilhou da inveja, nem da raiva, nem do medo que Saul tinha de Davi ( ver I Samuel 18: 12 )
E muito menos participava das armadilhas, injustiças, ciladas, maldades, as perseguições que Saul estava armando  para Davi.
E em muitas dessas armações Saul pagava de santo, fingindo que  só estava querendo o bem  de Davi , ou que ele  não tinha  nada a ver com as situações maldosas impostas a Davi. Ou seja muitas vezes Saul agia só fazendo o mal, mas revestindo esse mal  com uma falsa aparência do bem, de forma dissimulada.
E depois as suas maldades,injustiças,invejas,desonestidades,perseguições ficaram declaradas, escancaradas, pois o ódio que ele tinha por Davi se tornou uma obsessão Tornou-se uma psicopatia,uma doença,que resultaram em tentativas e planos malignos para destruir Davi. Só que sabemos o final da história, quem levou a pior,claro que foi o invejo e perverso,o injusto Saul.Ele foi enforcado e decapitado nas suas próprias forcas de maldades. Pois definitivamente o Senhor Deus Vivo era com Davi (ver I Sam 18: 28,29 ).
Mas como o coração de Jônata, não foi contaminado,pelo veneno,pelo ódio cruel e mortal de Saul  por Davi. Jônata escolheu o bem,e fez um pacto com Davi.
E quando Saul relatou pela primeira vez,sua intenção clara e maligna de matar Davi. Jônata interviu e alertou Davi dos planos malignos de seu pai ( ver I Sam  19 ). Jônata avisou para Davi estar sempre vigiando porque Saul estava procurando uma oportunidade para matá-lo (ver I Sam 19 : 2 ).
Jônata  procura saber cada detalhe dos planos sórdidos de seu pai, para alertar e instruir Davi (v I Sam 19:3 ).Jônata  intercede por Davi, tenta trazer o seu pai a razão,trazer ele para a realidade, faze-lo sair do ódio e da inveja cega que ele alimentava dia e noite por Davi. Trazendo à  memória de Saul que Davi não lhe tinha feito mal nenhum, pelo contrário. ( ver I Sam 19:4, 5 )
Saul fez uma promessa a Jônata ,um juramento, que pouparia Davi mas foi só de boca pra fora. Foi só Davi fazer sucesso de novo, e ganhar novas batalhas,para Saul quebrar o Seu Juramento,e tentou matá-lo pessoalmente,num surto psicótico, num acesso de inveja ,amargura,mau-humor, ódio (v I Sam 19: 6 a 10 ).
Mas a mão de Deus era com Davi, e o Senhor o livrou, e Davi conseguiu escapar. Saul lógico que não tinha sossego na alma,nada preenchia o vazio do seu coração,era um infeliz,obviamente não deu descanso a sua raiva,e enviou seus jagunços,seus capangas, seus paus-mandado para concluírem o serviço sujo, e realizar a qualquer custo o seu desejo sórdido de matar Davi.
Mas a esposa de Davi (que era filha de Saul ) , orientou ele a fugir imediatamente, para preservar sua vida ( I Sam 19: 11,12 )
No capítulo 20  de I Samuel  vemos o elo forte, da amizade de Davi e Jônata. Eles criam um código para que Davi saiba quais as tramoias que Saul que Saul estava armando contra Davi ( v I Sam 20: 18 a 23 ).
Antes de partir Jônata fez uma promessa  a Davi; fez uma aliança não só com ele mas com sua família,estendendo para a futura descendência de ambos.( I Sam 20:13 a 17)
Mesmo sobre a ira e a maldição  que Saul lançou sobre Jônata, até tentou matá-lo, por ele ter ajudado Davi ( v I Sam 20:28 a 33 ). Jônata não se intimidou,não recuou, e fez o que era correto , usou o seu caráter, sua boa índole e ajudou Davi , fugir do INVEJOSO,EGOISTA,PERVERSO,FALSO,FOFOQUEIRO,DESONESTO Saul.  (v I Sam       20: 35 a 43 )
E ali se estabeleceu um vínculo de lealdade, que se estendeu para os descendentes de Jônata ( v I Sam 20: 42,43 ). Nesse momento Jônata lançou seu pão sobre as águas.Esse versículo quer dizer que devemos fazer o que é certo,fazer o que é correto, fazer o que é justo, fazer o que é honesto,independente das circunstâncias. Não devemos deixar o nosso coração desanimar,nem se cansar de fazer o bem, de fazer o que é honesto, de agir com justiça, nem se cansar de fazer o que é direito, nem deixar de respeitar o direito dos outros,sem passar por cima de ninguém, nem passar por cima do direito de ninguém.
O nosso coração não deve se cansar de não puxar o tapete dos outros, nem de não perseguir e nem oprimir ninguém. O nosso coração não deve se cansar de não ser: soberbo,arrogante,prepotente,nariz empinado,perverso,egoísta,metido,ignorante. O nosso coração deve agir segundo o coração de Deus nos instrui,e quando chegar a hora,quando chegar a hora certa de Deus,devemos agir com sabedoria,prudência, honestidade e justiça, fazendo a escolha certa.Discernindo entre o bem e o mal. E quando a hora; a voz do Espírito Santo vai dizer: escolha o bem.Independente das circunstâncias, acima das circunstâncias, não se canse de fazer o bem,apenas faça .
Deus é justo,e Ele sabe o tempo certo de fazer retornar o que de bom ,ou de ruim que você lançou sobre as águas,sobre a vida de cada um.Deus é justo,Ele sabe o tempo certo da colheita.Colheita onde cada um vai colher exatamente o que plantou.
Porque Deus é justo,Ele sabe o tempo e o momento certo do retorno. Se você lançou coisas boas,vai retornar coisas boas,se você lançou coisas más, vai retornar coisas más, toda maldade que você fez vai retornar sobre sua cabeça,todo o seu pacote de crueldade,pois de Deus não se zomba,não se brinca com Deus. Deus é Justo,sua Fonte de Justiça é inesgotável,para saciar a sede de justiça dos justos.
É isso que significa lançar seu pão sobre as águas.Pratique o que é bom,a generosidade,o exercício da compaixão,ao invés de olhar só para o próprio umbigo, vivendo dentro de uma redoma de vidro, se achando acima do bem e do mal. Eclesiaste 11:1 = a Lei do retorno de Deus, conforme as  obras de cada um.
Jônata recebeu o que pediu. Quando Davi foi declarado,oficialmente, rei de Israel, Jônata  e  Saul já tinham morrido, e Davi se lembrou da promessa,e lembrou também, que ela se estendia a descendência de Jônata.
Jônata tinha um filho de nome Mefibosete. Quando Saul e Jônata morreram,para preservar Mefibosete,sua ama  para preservá-lo fugiu com ele,na hora da fuga as pressas,deixou-o cair e ele ficou aleijado, sua ama o escondeu para que ninguém o matasse ( v II Sam 4: 1 a 4 ), e o levou para Lo-Debar.
Ziba disse a Davi: da família de Saul e Jônata,resta  o filho de Jônata;o Mefibosete, que está aleijado em Lo-Debar (v II Sam 9: 1 a 4 ).
Davi mandou trazê-lo de volta para o palácio.Quando Mefibosete viu o rei Davi,se prostou com o rosto em terra diante dele, dizendo; sou teu servo. Davi relatou a ele sua aliança de amizade com seu pai,e o juramento estendido aos descendentes. E Davi disse: não só vou tratá-lo com bondade,como vou devolver tudo que é seu direito,e agora você senta a minha mesa para comer. ( v II Sam 9: 7 ).
Devolver= a lei do retorno. Jônata plantou o bem , e a sua bondade se estendeu para seus descendentes. Jônata lançou o bem sobre as águas,e seu filho encontrou o bem, e mergulhou nas águas da misericórdia de Deus.
Davi disse ao filho de Jônata: você vai comer sempre a minha mesa. Mefibosete se emocionou com esse amor e bondade constrangedora,em extravagância, descomedido, incomensurável,porque ele se sentia um cão morto,um ninguém.
Ele não se achou merecedor,nem achou que tinha feito nada de  bom para merecer,num gesto de humildade pediu para ser tratado apenas como um servo do palácio,pois ele se sentia um cão morto,um pária.Sua alma,sua dignidade,sua auto-estima,estavam aos pedaços,destruídas,sem valor pra ele ( v II Sam 9: 8 ).
Mas vem Davi,e de forma extremamente sábia e terapêutica,fez questão de disser:  Você é merecedor,estou te devolvendo,restituindo o que é seu, estou te devolvendo a sua honra,a sua dignidade,dada por direito e por herança pelo Senhor do Universo, desde a eternidade.  ( v II SAM 9:9 ). Davi disse mais a Mefibosete: você agora é membro do palácio,e comerá sempre a minha mesa.
Davi mandou buscar Mefibosete,rastejando em Lo-Debar, na humilhação, pois ele era um membro de família real,para restituir a Mefibosete à sua verdadeira posição, a de membro real. Mefibosete agora senta na mesa do rei,agora ele é amigo do rei.   Senta na mesa do rei como se fosse seu filho legitímo ( v II Sam 9: 9 , 10 ,11,12).
Pois quem tem o Deus Vivo como Pai,não nasceu para rastejar em Lo-Debar. Quem tem o Deus Único, o Deus Eterno como Pai,senta na mesa do Todo Poderoso. Porque não é bastardo, é Filho,e senta todo dia na mesa do Rei dos reis.
Não se canse de fazer o bem,não se canse de fazer o que é correto,não escolha andar com os maus,com os materialistas.Escolha andar com gente de bem,de caráter,que não negocia princípios,que não se curva pro inimigo. Andar com gente que escolhe o certo,o justo,o honesto,integro,o que é de Deus.
Não aceite subornos, nem corrupção,nem propinas,nem sabotagens,nem trambiques,nem pilantragens. Não invada o direito e a privacidade alheia,tenha respeito pelos outros. Fuja de tudo que tem aparência do mal. Mesmo que seja contra tudo e contra todos,escolha fazer o bem,escolha o bem.
Acima das fofocas,das calúnias,das difamações,das mentiras,das afrontas,das zombarias,dos escárnios,das INVEJAS, rejeições, desdém,desprezo, falsidades,dissimulações, conspirações, hipocrisias, boatos,acima do mal,escolha o bem, escolha fazer o bem.
Ouse,tenha atitude,tenha coragem; quebre o ciclo da maldade,tenha coragem de romper com a rede da maldade e faça o bem,escolha fazer o bem. Escolha Deus, escolha Jesus, pague o preço. Escolha o caminho estreito que é Jesus.escolha a Justiça .Escolha fazer o bem,sem intenção de prejudicar,nem de perseguir,nem de oprimir ninguém,então tome uma decisão e escolha fazer o bem.
Lança todos os dias,se for preciso,o seu pão sobre as águas.Lança  mesmo sobre as águas vivas o seu coração, a sua vida, a sua alma, lança com fé e confiança e descansa.Descansa na Palavra de Deus,que Ela e o Deus Eterno não falham jamais. Porque em Jesus retorna. A Lei do retorno de Deus é Justa e jamais nos abandona,jamais nos decepciona.
A Palavra de Deus diz que : todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito.Ou seja, deus por sua infinita graça faz com que tudo o que nos acontece,seja lá o que for, coopere para o nosso bem,na vida dos filhos verdadeiros de Deus.Deus intervém mesmo.  Não nos cansemos de fazer o bem,ignore a  da turma dos contrários e faça o bem !
Eu lancei toda a minha confiança,toda a minha esperança,toda a minha vida sobre as águas da fé,sobre as águas vivas que se chamam;Jesus Cristo. E Ele nunca me decepcionou, só pela graça,jamais me abandonou.até aqui o senhor me ajudou,o senhor tem sido gracioso para comigo,eu só dependo do Deus vivo,eu estou segura e firme nas mãos do Deus Todo Poderoso,coberta pelo Sangue de Jesus.
Tenha um mínimo de amor próprio,de vontade própria,não seja manipulado por ninguém,não seja massa de manobra, não viva no cabresto,.E quando chega a oportunidade,escolha fazer o bem sempre,fazer o que é honesto,justo,certo.Não desista,não desanime,escolha mesmo fazer o bem,tenha um coração agradecido e colha os benefícios.Em nome de Jesus Amém.
ESCRITO POR: LIA FERNANDES
Fonte: Bíblia Sagrada.

<

Nenhum comentário:

Postar um comentário