sábado, 20 de abril de 2013

Meditação:Quando Deus bate de frente. escrito por Lia Fernandes






Quando  DEUS  bate de frente !

Escrito por  Lia Fernandes (Williani Fernandes)

Baseado em Marcos 10. 45 a 52—Mt.20.29 a 34—Lucas 18.35 a 43
Contexto:
Bartimeu era cego, mendigo,filho de Timeu,estava sentado a beira do caminho,perto de  Jérico,a 30km ao nordeste de Jerusalém,no tempo de Cristo era a segunda cidade da Judeia.
Foi aqui em Jerico que Jesus também salvou o rico Zaqueu,o publicano (Lc18.35-19.1)
Jerico significava,do hebreu,lugar de fragrância .
Bartimeu, mendigo,provavelmente fruto das desigualdades sociais,uma vez que estava na segunda cidade da Judeia (terra dos judeus).
Provavelmente,Bartimeu ia de Nazaré a Jerusalém e mal precisava descer para ir da cidade santa a Jerico. Vivia a margem dessas estradas. As estradas da Judeia tinham diversos Oásis,repletos de palmeiras e adornados de bálsamos.
Na estrada de Jerusalém para Jerico,uma das estradas mais frequentadas que ficava apenas a  2 ou 3 horas da capital.Nas estradas das colinas e desfiladeiros da Judeia emboscavam-se bandos inteiros de pastores desempregados,mendigos decididos a tudo,mercenários ociosos e escravos fugidos,rebeldes contra o sistema.
A presença de mendigos nas estradas e ruas da vida judaica da época,eram em grande número. O  Novo Testamento cita muitos.muitos desocupados,ociosos, desonestos.Havia também,os aleijados, doentes. Não existiam nem hospitais,nem asilos para servir de socorro,de abrigo.
Embora a pobreza fosse grande,esmolas eram dadas regularmente e com generosidade: a religião insistia nisto.
Um dos gestos mais comuns da vida de um Judeu era dar  dinheiro ou um pedaço de pão aos infelizes que esmolavam nas ruas.
Jerusalém,principalmente nos dias das grandes peregrinações ,ficava repleta de mendigos vindos de toda parte da Terra Santa,em busca de caridade.Vagavam pelas estradas,vaus dos rios,no rumo dos mercados.Aproveitavam da permissão , garantida por lei, de comer as espigas de milho dos campos,e as uvas nas vinhas.
Muitas vezes ficar doente significava impureza, naquela época,para os judeus a mais evidente manifestação do pecado humano,visto como punição.
Diante deste contexto podemos meditar nos textos bíblicos que falam sobre Bartimeu:

Bartimeu além de cego era mendigo num contexto onde ser cego era sinal de impureza ou vingança na sua sociedade.Ser mendigo o coloca numa situação de vítima,podia desfrutar das migalhas,do resto,das esmolas,do kit de sobrevivência permitido as pessoas de sua condição.
Não tinha asilo,abrigo,hospital,etc.Estava lançado,jogado,abandonado a margem da sociedade . Bartimeu estava a beira do caminho,a margem da história.
Mas naquele dia os sons,traziam um nome,Nome sobre todo nome.mais do que o cheiro do pó da estrada,ele ouviu o nome,daquele que tem poder para erguer do pó
Do chão o marginalizado,o desprezado,o inválido,a escória,o resto,o impuro,o miserável,o doente da alma,da mente das emoções,do físico,assim considerados pela sociedade ).
Naquele dia,que Deus reservara desde a eternidade,Jesus,o Filho de Deus,o Messias  ia cruzar o caminho de Bartimeu. Jesus ia bater de frente com o filho de Timeu. Naquela estrada Bartimeu ouviu o nome daquele que é o caminho,a verdade e vida.
Jesus o Nazareno,que veio de Nazaré,aquele que nasceu entre a palha e o feno da Palestina,numa humilde estrebaria.
Jesus veio de Nazaré onde todos duvidavam que de lá podia sair alguma coisa boa.
Jesus,o nazareno,conhece a discriminação,então a condição de Bartimeu lhe é familiar,pois Jesus é Deus que veio em forma humana,e se identificou com nossa dor.
Bartimeu usou seus sentidos.estava sem a visão,mas não sem a voz.Estava a margem do caminho,da vida,da dignidade,da cidadania,estava mesmo,triste realidade. Mas a discriminação,o preconceito,a humilhação,a perseguição,as injustiças,não podem calar a voz de quem não perdeu a esperança,a coragem , a ousadia de gritar e invocar o nome de Jesus.Reconhecer publicamente o senhorio de Jesus,a sua soberania,sua autoridade,seu poder,sem medo de se expor e honrar o nome de Jesus
Ao se tornar mais vulnerável ainda,reconhecer suas fragilidades,a sua real condição, expor suas necessidades,tudo isso na pressão da multidão,saiu do comodismo.
Clamar por compaixão,em meio a autocomiseração,atolado na pena e na filantropia da religião,do legalismo frio e cheio dos seus próprios interesses.
Clamar por compaixão,palavra extremamente significativa que desperta em Jesus o mal,o desconforto,a miséria humana,o sofrimento  que estava em Bartimeu,gerando  em Jesus empatia ,misericórdia em meio aos caos da existência humana.
Quando Bartimeu clama por misericórdia a Jesus,ele reconhece que Jesus é Senhor. Ele sabe que ao Senhor pertence a misericórdia ( Dn.9:9).
Apesar da multidão querer calar a sua voz,Bartimeu ousadamente gritava. Acostumado a suplicar por esmolas, agora Bartimeu grita por empatia,consolo, cura da alma,das emoções,cura da sua vida miserável,cura da sua vida aos pedaços jogada a margem do caminho,pedia cura da falta de visão,da falta de perspectivas .
Bartimeu recebeu a graça de bater de frente com Jesus,com muita humildade.
E quando Jesus parou,parou o seu trajeto,mexeu na sua agenda pela ousadia,pela perseverança,pela insistência de alguém,que era considerado um ninguém esse alguém que insistiu e não se conformou com a condição de vítima,por reconhecer que diante da soberania do Senhor Jesus o inferno tem que se curvar e bater em retirada ,totalmente derrotado e destruído para as profundezas dos abismos sem direito a retorno,pelo poder da autoridade do nome Santo de Jesus.
Quando Jesus parou,na Sua onisciência,Ele parou para interromper a rotina medíocre,a vida vazia,miserável,enferma,parou para romper com a fatalidade , com o desânimo,com o conformismo,com a desgraça,com o legalismo frio.Trazendo graça
Quando Bartimeu sente o chamado de Jesus,quando a graça de Jesus o vê,o enxerga, Bartimeu sai da margem,levanta-se,ergue-se do chão,sai do pó,sai da humilhação . qualquer pessoa que tem um encontro pessoal com o Senhor Jesus,não fica prostrado
Sua vida jamais será a mesma,pois Jesus o segura pela mão,e o levanta,apruma.
Jesus o coloca em circulação,o tira do inativismo,tira da inércia para a ação e reação. Levantou Bartimeu,atendendo o chamado do Senhor Jesus,pois aprouve a Ele ter misericórdia,e chamá-lo pelo nome,conferindo identidade e significado a sua existência,conferindo notoriedade e nova motivação e estímulo para viver. Pois quando Bartimeu ouviu a voz de Deus,não endureceu seu coração,dispôs a conhecer os caminhos de Deus (heb.3:8,9,10).Resolveu viver não mais como bode,mas como ovelha que reconhece a voz do seu Bom Pastor.
Bartimeu sempre andava com uma capa. No contexto daquela época a  capa era símbolo de status.Tratava-se de uma peça tão necessária que a lei exigia.Sem ela era impróprio comparecer no templo ou diante de um superior,pois a capa era um traje que conferia honra,era um traje honroso.Mas era usado para todos os tipos de propósitos:como cobertor,colchão,teliz,tapete para dar boas-vindas ,etc.
Diante desse contexto,podemos refletir que Bartimeu quando jogou sua capa no chão ficando sem a mesma, uma vez que era um traje honroso,Bartimeu teve um real confronto consigo mesmo,com sua real situação,pois aquela capa até agora,não havia realmente conferido honra nenhuma a sua vida,caso contrário não estaria sentado a beira ,a margem do caminho da sua história.
Bartimeu sabia que quando ele jogou a capa,Jesus tinha autoridade para mudar as suas vestes,tirar as suas vestes de de humilhação,vergonha e de desonra,trocando por vestes de honra,de alegria,de louvor,celebração,veste de vitória e de salvação. Bartimeu de um salto,de imediato,levanta e bate de frente com Jesus. Naquela audiência pública com Jesus,o Rei dos reis,Jesus vê Bartimeu(Jer.16:13).Jesus é extremamente objetivo Confronta Bartimeu com sua dura e cruel realidade. Pois Ele sonda e conhece intimamente Bartimeu,sabe quando ele se assenta,e quando se levanta,sabe de cada uma de suas necessidades Sl.139.Mas Deus não faz lavagem cerebral em ninguém,e queria ouvir Bartimeu expressar suas necessidades e desejos,sua dependência ao seu Senhorio,declarar sua impotência para resolver sem a ajuda divina os seus problemas e declarar publicamente a sua real necessidade.
Uma vez que sua real necessidade não era matéria uma vez que a lei garantia auxílio aos mendigos ele era alvo da caridade obrigatória dos religiosos,da rotina judaica em socorrer os infelizes,e também recolher e alimentar-se das migalhas,legalmente. Jerico tinha muitos oásis,casas de banho gratuitas,pois o povo judeu era rigoroso com a higiene da cidade,a higiene pessoal,tinha água a vontade gratuitamente.
Jerico tinha muitas palmeiras,balsamos,muita sombra para descansar com a capa. Podiam achar pouso em alguma estrebaria,estalagem,em dias muito frios ou chuvosos,ou seja podiam garantir a subsistência,o ordinário.
Quando Bartimeu pediu para tornar a ver expressou sua real necessidade física:ver. Quando pediu misericórdia,compaixão expressou sua necessidade espiritual: salvação,abriu os olhos da fé e reconheceu também sua necessidade social: sair da condição  de marginalizado,para resgatar sua cidadania,sua dignidade,sua honra. Jesus quando diz vai,Ele esta mudando a história de vida de Bartimeu,da inércia para a ação,de estar assentado a margem do caminho,Jesus diz vai,coloca em circulação, tornando-o ativo,sujeito da sua própria história,conferindo o direito e o pleno exercício  do ir e vir e colocar-se em movimento.Pois Deus é a nossa fortaleza e a nossa força e Ele perfeitamente desembaraça o nosso caminho.Deus é Fiel e Justo !
Jesus diz mais nas entrelinhas: eu conheço o teu coração,você tem fé,e essa fé te salvou.a tua confiança em mim,a certeza daquilo que você esperava,a convicção daquilo que você não viu,recuperou ,restaurou sua visão,restituiu tua dignidade, garantiu a plenitude dos seus movimentos,te fez livre e liberto,te deu a salvação. Salvou das garras do diabo,o maior inimigo das nossas almas,tirou das trevas para a LUZ.Jesus é o caminho a verdade e a vida,[e a luz,ninguém vai ao PAI se não for por Jesus.
Quando Bartimeu tornou a ver,conseguiu enxergar,Ele viu a face de Deus,na pessoa do Senhor Jesus,ele viu os olhos de Deus em forma humana,de forma tremenda. Ele ficou frente a frente com o Deus Eterno,pois Jesus é Deus.Bartimeu estava de frente com o SENHOR do Universo,que veio buscar e salvar o perdido.
Naquele dia Bartimeu,não desperdiçou sua chance,invocou o nome de Jesus e foi salvo pela graça misericordiosa do  Deus vivo que não falha jamais.Glórias  a DEUS ! Na condição de salvo,recebeu o milagre,IMEDIATAMENTE,tornou a ver.Pois o nosso Deus é Deus de JÁ ! Foi resgatado,remido,justificado,salvo do reino das trevas para o reino da luz.Foi iluminado pelo Sol da Justiça.
Seguiu Jesus estrada a fora,não estava mais perdido,marginalizado,estava no caminho de Jesus,caminho que conduz a salvação.Seguiu estrada a fora não mais como o cego judeu Bartimeu,o filho de Timeu. Agora segue a Jesus,é o cristão Bartimeu,filho de Deus,o amor de Deus o alcançou Sl.119:41.Interviu em seu favor Sl.109:21 .Restaurou a esperança( Jó 14:7 a 9 ).Nosso Deus é um Deus de restauração
A graça e a misericórdia de Deus nos concede outra oportunidade,uma nova chance.

Fontes e referências dos contextos históricos
Bíblia Sagrada,Pequena enciclopédia bíblica,Livro:A vida diária nos tempos de jesus

Escrito por Lia Fernandes,na inspiração de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário